Adelaide, Capital do Sul…

posted in: Turismo e Lazer | 6

Muito antes de ser a famosa “Anã Paraguaia”, Adelaide já era a capital do Sul da Austrália. Uma cidade das mais elegantes do país, que é rodeada por florestas, vinícolas e belíssimas praias. A cidade que foi colonizada pelos europeus em 1836, e era considerada o lar dos aborígines, teve um ressurgimento nos últimos anos com uma vibrante presença de bares, ecléticos e sofisticados restaurantes, festivais culturais e mais!

Adelaide foi a minha terceira cidade na Austrália que, embora tenha um ar calmo e tranquilo, eu aprendi a amar como minha hometown, cidade natal. Para mim Adelaide ficou como a cidade de onde eu venho, quando penso na minha cidadania australiana. Adelaide foi a cidade que me deu a oportunidade de conquistar minha residência e cidadania, onde tive a oportunidade de trabalhar na minha área profissional, conhecer pessoas maravilhosa, então e para lá que vai o meu voto!

Centro de Adelaide, capital do sul da austráliaAlém de ser uma cidade gostosa, onde a correria da vida fica bem mais fácil, Adelaide tem, na minha opinião, as melhores e mais belas praias do país. A cidade oferece uma acessibilidade fantástica, é fácil e rápido de se transitar, mesmo que para bairros opostos. Se num determinado momento você está no centro, cheio de movimento, em no máximo trinta minutos é possível já estar relaxando numa praia tranquila, com um pôr do sol radiante na sua frente…

É muito fácil entender sua localização em Adelaide por que o centro da cidade é um quadrado, literalmente, muito fácil de ser explorado. A cidade é quase toda plana, onde ao leste estão as colinas e vinícolas da região e ao oeste as deliciosas praias. O centro também é rodeado por lindos parques, com muito verde e flores, o que mesmo no dia a dia convida à uma caminhada.

Adelaide é uma cidade incrível para se viver, para quem gosta de uma cidade tranquila com o custo de vida baixo! Para quem tem filhos, principalmente crianças, é uma ótima opção de moradia, onde a vida é bem mais fácil e barata, em relação a uma cidade maior.

Há quem diga que não tem o que fazer pela cidade e seus arredores, mas vamos ver se é mesmo por aí…

O Centro de Adelaide…

Aos finais de tarde, o centro é onde você vai encontrar os bares lotados, boas cervejas e uma gastronomia maravilhosa e diversificada, que não deixa a desejar! Entre os restaurantes renomados estão o Africola, temático africano, Orana (premiado em 2017 o Restaurante do Ano pelo Gourmet Traveler), onde o menu de degustação se concentra em sabores nativos. Sean Connolly e Jamie Oliver também abriram restaurantes em Adelaide, com um foco em produtos frescos.

Às sextas-feiras é também no centro um ótimo lugar para fazer compras, no extenso Rundle Mall, quando as lojas ficam abertas até mais tarde, o que eles chamam de “Late Night Shopping”.

Ao norte do centro é onde você vai encontrar a área cultural da cidade, com uma sucessão de edifícios históricos, do século 19. A Biblioteca central, o museu e a galeria de arte. A leste fica o jardim botânico e o zoológico, também às margens do Rio Torrens, que corta a cidade. A oeste você encontra o Festival Centre, que possui um anfiteatro ao ar livre, onde a cada dois anos acontece um festival de artes.

Um dos bairros que mais gosto em Adelaide é Norwood, que fica a menos de três quilômetros do centro. De ônibus ou a pé é possível atravessar os parques que estão pelo caminho. Também ali em Norwwod é fácil encontrar diversos restaurantes para refeições ao ar livre, diversas opções para compras de artigos de decoração, móveis e beleza.

As Belas Praias…

Henly Beach, AdelaideA maioria das praias, em Adelaide, ficam a uns 30 minutos do centro. Com as altas temperaturas do verão é possível aproveitar as praias até umas 8:30 /9 da noite. Nada mais gostoso do que sair do trabalho e fazer uma caminhada com o sol ainda presente, mas já não tão quente, nas tardes de verão. As praias metropolitanas são mais tranquilas, para surfar é melhor se dirigir às praias ao sul.

É possível pegar o bonde no centro e descer no ponto final, em Glenelg, outro dos meus lugares preferidos, a 12 km do centro de Adelaide. Na rua principal, Jetty Road, você consegue explorar as lojas e deliciosos cafés. Glenelg é lindo, perfeito para caminhadas, conhecer a marina, fazer piquenique no gramado, sob os pinheiros e assistir ao pôr do sol, passeando pela praia.

Entre muitas outras praias em Adelaide, está a deslumbrante Henley Beach. Há uma ótima atmosfera à beira da praia com cafés, barzinhos e sorveterias disponíveis para todos os gostos. Henley é uma praia com largas faixas de areia e ondas suaves, muito bom para relaxar, levar crianças, esportes de areia, caminhadas e corridas.

A Cidade dos Festivais Culturais…

Festival Womma Adelaide, AustráliaEntre os primeiros meses do ano Adelaide é sede dos festivais culturais com inúmeras atrações, conhecido como Adelaide Fringe. De teatro, música, espetáculos de comédia, artes visuais, shows, circo, entre outros. Essa é a época do ano que a cidade é mais viva, movimentada e divertida! O Festival de Adelaide é um dos grandes festivais de arte do mundo. Realizada anualmente, tem um programa diversificado e atrai alguns dos melhores artistas da Austrália e do exterior.

O Festival de Cinema de Adelaide é onde você vai conseguir estréias de filmes mundiais, fóruns de filmes e muito mais. É o único festival australiano que exibe e financia filmes.

WOMADelaide é um festival de música de quatro dias de música. É realizado no coração da cidade, no Jardim Botânico de Adelaide. As figueiras gigantes da Baía de Moreton fornecem bosques sombrios para apresentações, enquanto o gramado oferece espaço suficiente para dançar.

Durante os meses de inverno acontece o Adelaide Cabaret Festival, que oferece uma variedade deslumbrante de novos e antogos espetáculos de cabaré, incluindo renomados criadores e diretores.

Os Arredores…

Handorf é uma colôniazinha alemã, mais antiga, que restou em Adelaide. Muito charmosa e arborizada, onde existe uma rua principal cheia de restaurantes, cafés doces típicos, artesanatos, onde é ainda preservado o estilo da arquitetura alemã em suas construções.

Mont Lofty é o ponto mais altos, chegando a 727m, da onde é possível ter uma visão completa da cidade, até avistar as praias, do moderno mirante ao topo. É um lugar muito bonito, onde muitos vão fazer a subida a pé, aos finais de semana, com a proposta de exercício. Mas se prepare, a subida é íngreme e a perna doe por uma semana, depois da subida e descida.

Entre muitas outras praias e atrações nos arredores da cidade, você pode conhecer Victor Harbor, a maravilhosa ilha chamada de Kangaroo Island, Port Noarlunga, parques nacionais como Coorong National Park, Warrawong Sanctuary, Widlife Park, Cleland Wildlife, etc.

Adelaide é também rodeada por vinícolas que, além de lindas, oferecem os melhores vinhos do mundo! Ok, sou suspeita…, mas tem vinho para todos os paladares, e se não forem os melhores, não deixam nada a desejar, isso eu garanto! São diversas vinícolas a serem exploradas nos arredores de Adelaide, viagens curtas e muito agradáveis, estes lugares valem muito a pena conhecer. Há festivais de música, gastronomia e, claro, deliciosos vinhos durante todo o ano, mas principalmente em datas especiais, como a páscoa, por exemplo e durante o inverno. Para quem gosta de vinho, o sul da Austrália é um lugar indispensável de se conhecer! Entre muitos outros produtores da região de Claire Vale, Coonawarra, McLaren Vale e Barossa Vale, podemos ressaltar alguns nomes como Penfolds, Bethany, St. Hallett. Yalumba, d’Arenberg, Chapel HilJim Barry, Coriole, etc.

As vinículas do sul da Austrália

 

Adriana Pereira, criadora do blog Austrália Para Viver

 

Ainda temos muito o que falar nos próximos artigos, para um roteiro completo pelo Sul desse país extraordinário. Fique ligado! Espero ter contribuído para suas opções de passeio por Adelaide e seus arredores! Caso conheça alguém a caminho da Austrália, ou da região sul, compartilhe!

Obrigada e até o próximo post!

6 Responses

  1. ANDREA

    Você né? Fui lendo e conectando parece que ouvindo você falar!! Amei o artigo! Parabéns. Estamos com saudades!

    • Adriana

      Andrea, querida!
      Muito bom te ter como leitora do blog, que bom que gostou!
      Saudades também,
      Bjo

  2. wagner

    Adriana, seus posts, como este, por exemplo, retratam com clareza os passos a serem seguidos em cada uma das cidades, como Adelaide, por exemplo. Suas dicas retratam fielmente o que cada visitante deve se atentar e não deixar passar em branco! Leitura simples, fácil, intuitiva e “viajativa”. Me senti transportado!

    • Adriana

      Olá Wagner,
      Vi seu comentário na nossa página, também! Obrigada, muito bom ter essa resposta da audiência.
      Abraço,
      Adriana

  3. Will

    Parabéns pelo artigo. Eu gostei e recomendo.

    Você poderia abordar os temas empregos, nível de inglês para o estudante conseguir trabalho e estudos.

    Muito obrigado!

Leave a Reply