Como Validar seu Diploma de Medicina na Austrália?

posted in: Residentes | 0

Se sua profissão é na área médica e você tem interesse de trabalhar e morar na Austrália, neste artigo você vai encontrar as informações para validar um diploma de medicina na Austrália e poder dar entrada num processo de visto e exercer sua profissão no país.

Embora a demanda por médicos; cirurgiões; psiquiatras; anestesistas; entre outros, seja grande estas são provavelmente as áreas com mais requisitos e exigências, para a validação da profissão.

Lembrando aqui, para quem acompanhou os artigos anteriores, e já conhece um pouquinho como os vistos de residência e de trabalho acontecem, cada profissão é reconhecida por um departamento específico, responsável pela validação do diploma e seu reconhecimento no país. Neste artigo o foco é a área médica, e suas especializações. Estas profissões são reconhecidas pelo departamento MedBA (Medical Board of Austrália).

ATENÇÃO: Algumas profissões da área da saúde são reconhecidas por outros departamentos. Revise a lista das profissões em demanda para se certificar que as informações abaixo são relevantes à você e sua área de atuação.

Quais os possíveis caminhos para validar seu diploma de medicina na Austrália?

Para os profissionais da área médica, cujo diploma foi  obtido fora da Austrália ou New Zealand, que buscam praticar a profissão na Austrália devem obter um registro emitido no país, equivalente ao CRM, por exemplo. Para isso é necessário fornecer evidências de sua formação acadêmica e experiência profissional e submeter esses documentos à avaliação do órgão responsável.

Há alguns caminhos para isso, veja abaixo quais são essas possibilidades e para quem eles são indicados:

  • Autoridade Competente / The Competent Authority Pathway
  • Caminho Padrão / The Standard Pathway
  • Caminho do Especialista / The Specialist pathway

Vamos a eles:

Autoridade Competente / The Competent Authority Pathway:

trabalhar como médico na AustráliaEste caminho é indicado para especialista não treinados no exterior, mas também para médicos de clínica geral, identificados no Brasil como “Clínico Geral”. Este caminho pode ser escolhido para obtenção de um registro geral.

Os IMGs (International Medical Graduates) que forem aprovados nos exames reconhecidos na Austrália ou concluíram treinamento através de uma autoridade competente aprovada pelo conselho médico australiano, podem solicitar a avaliação sob este caminho.

O conselho de medicina da Austrália elegeu algumas instituições internacionais como responsáveis em avaliar o conhecimento médico aplicado e as habilidades clínicas básicas dos aplicantes.

Estas instituições seguem a seguir;

  • General Medical Council (United Kingdom – for the PLAB examination or for graduates of GMC-accredited medical courses in the United Kingdom)
  • Medical Council of Canada (LMCC)
  • Educational Commission for Foreign Medical Graduates of the United States (USMLE)
  • Medical Council of New Zealand (NZREX)
  • Medical Council of Ireland (graduates of medical courses in Ireland accredited by the Medical Council of Ireland).

Baseado nas leis atuais, o conselho de medicina do país pode conceder registro provisório ou geral baseado na equivalência de qualificações ou pela conclusão de um exame. É solicitado neste processo a conclusão satisfatória de 12 meses de prática supervisionada (mínimo de 47 semanas de serviço, período integral).

Trocando aqui em miúdos, a primeira coisa a ser feita é saber se o curso concluído é reconhecido pelo conselho médico australiano e se sua faculdade está listada no Diretório Mundial de Escolas Médicas (WDOMS). A partir daí deve se também ter concluído a avaliação por uma das autoridades competentes para que se possa solicitar o registro provisório via este caminho, ou realizar os exames solicitados pelo conselho e se classificar de forma satisfatória.

Se este for o caminho escolhido, você deve se inscrever diretamente no Conselho de Administração Médica da Austrália (MedBA) para obter o registro provisório.

Pelo fato de ser exigido 12 meses de experiência supervisionada, da prática da medicina, o MedBA determina que é obrigatório ter uma oferta de emprego para se dar entrada neste processo de reconhecimento da profissão.

Todas as informações para a elegibilidade de se obter o registro via o reconhecimento pela Autoridade Competente pode ser encontrada aqui.

Caminho do Especialista / The Specialist Pathway

valide seu diploma de médico especialista na AustráliaEsta opção é destinada aos seguintes médicos:

  • Médicos especialistas, formados no exterior, que gostariam de avaliar se sua formação acadêmica está equiparada à um especialista desta mesma área formado na Austrália. Este reconhecimento é especializado.
  • Especialistas treinados no exterior, em uma área especializada, de necessidade na Austrália. Reconhecimento segundo uma área de necessidade.

Médicos que têm uma qualificação primária em medicina e cirurgia, concedidas por uma instituição de treinamento reconhecida pelo Conselho Médico Australiano (AMC) e o Diretório Mundial de Escolas de Medicina (WDOMS) e que satisfizeram todos os requisitos de treinamentos e exames solicitados para atuarem nesta especialidade em seu próprio país, podem também solicitar a avaliação sob este caminho (reconhecimento especializado ou área de necessidade).

Os candidatos interessados em reconhecer a profissão por este caminho, devem fazer as inscrições diretamente nas faculdades médicas especializadas, na devida área de atuação.

Todas os requisitos desta opção podem ser encontradas aqui.

Caminho Padrão / The Standard Pathway

Para quem não está elegível para o caminho via a autoridade competente ou o caminho do especialista, a alternativa é seguir pelo caminho padrão, que te dará um registro geral no conselho de administração.

O caminho padrão é para IMGs que procuram registro geral no Conselho de Administração.

Para optar por este caminho, o médico deve possuir uma qualificação em medicina geral e cirurgia concedido por uma instituição reconhecida pelo Conselho Médico Australiano (Australian Medical Council – AMC) e pelo Diretório Mundial de Escolas Médicas (WDOMS)

Para verificar se o seu curso e a respectiva instituição de ensino são reconhecidos pelo conselho médico australiano, clique aqui.

Os médicos interessados, ou restritos a reconhecerem a profissão pelo caminho padrão devem se candidatar diretamente ao Conselho Médico Australiano (AMC).

Lembrando que antes de se inscreverem é necessário já ter concluído os testes do AMC, CAT e MQC. Todas as informações específicas para este caminho podem ser consultadas aqui.

Como saber qual é caminho eu sou elegível?

Todas as informação relevantes para ajudá-lo a decidir qual o melhor caminho para você estão disponíveis no site do Medical Board of Australia. Há um mapa que irá te guiar para uma auto-avaliação inicial e uma visão geral dos caminhos disponíveis.

 

Saiba mais sobre o processo de imigração, como um todo, aqui!

 

Adriana Pereira, criadora do blog Austrália Para Viver

 

Espero ter te ajudado e reunido aqui as informações inicias para que você possa começar a planejar o reconhecimento da sua profissão médica na Austrália. Mesmo que um processo seja trabalhoso, vale a pena começar a investigar, a planejar cada passo de cada vez! Com organização, paciência e foco tudo se alcança! Caso você conheça alguém que atue na área de medicina e também tenha esse sonho de morar e trabalhar profissionalmente na Austrália, compartilhe!

 

 

Um recadinho….

Pessoal, não é preciso dizer que ter um inglês absolutamente na ponta da língua é primordial para seu desempenho neste processo. Mesmo que você ainda esteja estudando, ou seja recém formado, ou não esteja com o inglês afiado, para quem pensa em morar e, principalmente atuar como médico num país maravilhoso como a Austrália, o inglês fará parte da sua vida continuamente! O mais importante é começar a estudar e se dedicar em toda a oportunidade que tiver no seu dia a dia. É por isso que eu gosto de sugerir cursos online, que são divertidos e diversificados, ajustáveis ao seu dia a dia e podem representar um tremendo adianto no seu aprendizado!

 

 

Se você está seriamente determinado a este projeto, de morar e trabalhar fora e, principalmente, precisará do inglês para o reconhecimento de sua profissão, não perca tempo e comece a estudar o quanto antes! Um curso que fortemente recomendo é o curso da Carol Capel. A razão principal desta indicação é em função dela ser certificada para o treinamento do IELTS, que é o teste de inglês mais utilizado na Austrália, para reconhecimento de profissões e processos de visto! Vá em frente e boa sorte!

Curso de inglês - Carol Me Ensina

 

 

 

 

 

Leave a Reply