Intercâmbio e Investimento Andam Juntos?

posted in: Estudantes, Residentes | 0

Na sequência do artigo anterior, comecei a pensar se as pessoas interessadas em morar fora pensam a respeito de investimentos. Então me veio uma pergunta à mente, intercâmbio e investimento andam juntos?

Se essa pergunta te faz pensar, é um ótimo sinal, por que na minha concepção de planejamento financeiro, investimento se relaciona com tudo aquilo que quero alcançar! Eu sempre fui muito organizada na minha vida financeira, principalmente quando tenho um objetivo a alcançar, algo que quero muito, como foi minha ida para a Austrália.

intercâmbio e investimento em quanto tempo?Em todos os meus projetos pessoais, eu sempre pensava, como posso fazer meu dinheiro render mais e alcançar isso mais rápido?! Isso me despertou que quanto mais eu soubesse a respeito do assunto “investimento”, melhor e mais rápido eu alcançaria cada um deles!

E é exatamente sobre isso que escrevo neste artigo. As dicas deste artigo são dirigidas não somente para quem está planejando fazer um intercâmbio, mas também àqueles que estão lá, morando fora, e saberão aplicar o que trouxerem dessa experiência, de forma mais sábia e eficaz!

Não sou expert em investimento, mas leio e pesquiso bastante a respeito do assunto, sempre em busca de mais conhecimentos nesta área para que, mesmo de forma segura e relativamente conservadora, eu saiba qual seria a melhor maneira de investir minhas reservas financeiras e alcançar o melhor resultado possível.

Por Onde Começo?

A primeira lição que aprendi, quando pensava em guardar dinheiro, foi estabelecer objetivos claros e estabelecer uma média de tempo para cada um deles, que eu pensava ser possível de alcançar… É por isso que ressaltei a importância de pôr no papel seu plano e traçar sua estratégia! Escrever é uma das técnicas mais aplicadas por coaches, quando se traça uma estratégia para a realização de qualquer projeto!

Principalmente quando se fala em planejar um intercâmbio, a primeira coisa a fazer é avaliar o custo, o quanto de dinheiro você já tem e em quanto tempo você irá precisar para chegar lá. E a partir dessa informação planejar suas ações para que alcance o valor esperado, dentro do prazo estipulado. Posso repetir essa dica milhões de vezes e ela ainda estará atual. Trace suas metas e coloque no papel!

A Força de um Bom Planejamento

A segunda lição registrada foi aprender que eu não teria como fazer meu dinheiro render mais se eu não me interessasse pelo assunto “investimento”, e me disponibilizasse aprender a respeito. Nada, nem ninguém iria fazer isso por mim! Por isso, nesse contexto de planejar seu intercâmbio, e conquista-lo o quanto antes, dedique-se pelo menos alguns minutos do seu dia, e pesquise, leia, veja vídeos, faça cursos, e aprenda a fazer o seu dinheiro render mais e mais rápido! Quanto mais você souber a respeito de investimentos, melhor serão as suas escolhas e decisões na hora de investir e melhor fará o seu dinheiro trabalhar por você!

E claro, todo o planejamento exige um certo sacrifício! A partir do momento que você estabeleceu sua meta, e iniciou seu planejamento financeiro, talvez durante este período você precise ser consciente com seus gastos. Sim a palavra aqui é PLANEJAR, o quanto você irá poupar todo o mês!

Definindo Seu Perfil de Investidor

Quando se fala em investimento a maioria das pessoas se assustam e vem aquela imagem aterrorizante da bolsa de valores! Aquela tensão e tudo que é preciso saber sobre ações e o quanto isso é arriscado!

Acontece que investir em algo seguro e conservador, com liquidez diária, e muito mais rentável que a pobre poupança que tanto ouvimos falar, é muito mais fácil que você imagina!

Dentro das características, quando se pensar em planejar um intercâmbio e como investir de maneira adequada para esse objetivo, é a questão do prazo. Vamos supor aqui, o tempo que você estabeleceu para chegar lá seja de um a dois anos. Dessa forma, as opções de investimentos que você irá buscar serão opções para investimentos de curto prazo. E em função do seu tempo ser reduzido, as opções de investimentos precisam ser seguras, de baixo risco, e com alta liquidez!

Comece a invetir para seu intercâmbioEntão você pensa, deixa eu juntar um pouquinho mais e aí eu começo… Esses são sinais normais de insegurança e incertezas quando pensamos em fazer algo novo, que não conhecemos. E mais ainda, quando a questão mexe no bolso, ninguém quer saber de se arriscar. Mas não espere ter mais para começar, comece o quanto antes! O que eu compartilho com você aqui é que, sabendo um pouco mais sobre investimentos, tirando os tabus sobre investir que aprendemos desde criança, é possível achar opções seguras, com risco praticamente zero de perda, e que podem lhe render mais do que a famosa e confortável poupança!

Outro aspecto é que começando devagar você também terá tempo para aprender, sem rico e se sentindo cada vez mais seguro, enquanto o bolo cresce!

Como o Investimento Adequado Pode te Ajudar?

Quando comecei a investigar sobre o melhor investimento pensando em curto prazo, ou seja, que me traria um resultado rápido, com a melhor rentabilidade, encontrei uma série de materiais sobre o Tesouro Direto. Então, estudando mais a fundo, descobri que começar a aplicar no Tesouro Direto era simples, é um investimento seguro, e a maior vantagem do Tesouro Direto é que você só é preciso de 30 reais para começar a investir!

Existem várias opções de taxas e combinações de títulos, dentro desta opção de investimento, conhecida como títulos públicos, dependendo do objetivo que se busca. Na taxa Selic, oferecida pelo Tesouro Direto, encontrei as características que buscava e busco na maioria das vezes, para investimentos relativamente de curto prazo. Ou seja, você consegue iniciar seus investimentos com um baixíssimo valor, a partir de 30 reais*, tem uma boa rentabilidade, bem mais interessante que a poupança, e com baixíssimo risco de perder dinheiro.

Outro detalhe importante a se levar em consideração, e que me chamou atenção nesta opção de investimento, foi o fato de que a liquidez é diária e é possível resgatar o valor parcial ou total a qualquer momento. Essa é uma característica importante quando se pensa em um planejamento de curto prazo, como o de um intercâmbio, por exemplo. Dessa forma você sabe que, assim que você atingir o valor que precisa e estiver pronto para efetivar o fechamento dos itens para sua viagem, você poderá resgatar seu dinheiro sem prejuízo.

Por todas essas características, a taxa Selic, do Tesouro Direto, que aparenta ser a opção mais conservadora do mercado, passou a ser para mim a melhor opção que encontrei disponível para investir. Boa rentabilidade, liquidez diária, ou seja, possibilidade de resgate a qualquer momento, com baixíssimo risco de perda.

*Pode haver variações de valor dependendo das opções de cada um e regras da corretora escolhida.

Saiba Como Investir no Tesouro Direto

Mesmo já tendo ganhado uma grande popularidade, há muitas pessoas que não sabem como fazer a compra de títulos públicos e começar a investir no tesouro. Eu também, antes de trocar a poupança por esta opção, busquei diversos materiais para me informar e conhecer mais a fundo o passo a passo de como começar.

Há diversos artigos a respeito do assunto, mas eu aprendi muito com o material do Rafael Seabra que é um especialista no assunto e começou toda sua história, em busca de sua independência financeira! E foi com toda essa pesquisa que me senti totalmente segura para iniciar meus investimentos de forma muito mais rentável do que a poupança!

Investir no Tesouro é muito mais simples do que imaginava. Eu compartilho com vocês aqui o passo a passo simples e didático que utilizei. Você vai aprender o caminho correto para iniciar seus investimentos, o porque não deve investir na poupança e até mesmo uma notícia chocante sobre opções de investimentos que são popularmente divulgados por bancos e que ninguém sabe!

A Grande Importância de Saber Mais Sobre Investimentos!

Além de aprender a fazer seu dinheiro trabalhar por você, trazendo mais rentabilidade e te ajudando a alcançar seus objetivos de forma mais rápida, uma das grandes vantagens de conhecer um pouco mais sobre investimentos é quando se pensa no futuro.

Infelizmente em muitos países hoje em dia, mas principalmente para quem mora no Brasil, não se pode deixar a aposentadoria apenas nas mãos do que for estipulado pelo governo. É preciso estar salvo sabendo que está conquistando seus sonhos, mas também se planejando para o futuro! E além das sugestões acima, eu também compartilho com você um convite à uma aula gratuita, onde você vai aprender como investir para sua aposentadoria, quais investimentos você deve evitar, como escolher uma corretora adequada, e eliminar todas suas dúvidas para dar um grande salto nos seus conhecimentos e em suas finanças!

Adriana Pereira, criadora do blog Austrália Para Viver

É muito bom poder compartilhar aqui como eu alcancei meu sonho de morar fora, e, entre muitos outros aprendizados, como esse passo me levou a pensar de forma muito mais estratégica, em relação à minha vida financeira. Espero ter lhe ajudado com meu aprendizado e minhas experiências! Caso conheça alguém interessado em aprender a alcançar seus objetivos financeiros mais rápido e aprender mais sobre investimentos e essas possibilidades, compartilhe!

 

Obrigada e até o próximo post!

 

Sua ida para a Austrália começa aqui!
Ao se cadastrar você receberá um eBook GRATUITO, sobre como organizar seu intercâmbio de forma mais prática e econômica. E mais! Terá acesso à ofertas exclusivas, promoções e dicas sobre viagens em geral!
Nós respeitamos sua privacidade! Seu email não será compartilhado com ninguém!

 

Leave a Reply